sábado, 26 de janeiro de 2008

ANÁLISE DO GÊNERO CRÔNICA NO LIVRO DIDÁTICO


Através da definição de gêneros discursivos de Bakhtin e das características da crônica, passa-se então para a análise do gênero crônica no livro didático de (CEREJA; MAGALHÃES, 2003). O capítulo analisado produção textual, é organizado segundo a proposta de trabalho com gêneros discursivos, a qual privilegia os gêneros indispensáveis para a formação de um cidadão com capacidades discursivas, e a crônica é um destes gêneros indispensáveis, já que aparece na imprensa nos jornais e revistas diariamente. E para certa camada da população, é a única manifestação literária acessível. Por isso, o uso desse gênero no livro didático se faz importante para o ensino de português, porque os gêneros são uma ferramenta que possibilitam ao professor explorar as diferentes práticas de linguagem. Então, o uso da crônica permite o exercício da subjetividade (do autor), o prazer e o sabor do texto próprios à arte da narrativa e da reflexão descompromissada. Logo, pode-se dizer que a crônica é um gênero dos tempos modernos, de leitura rápida, que se adapta à Internet. Pois, a leitura e a produção de um gênero permite um domínio ao falante que estabelece quadros de sentidos e comportamentos nas diferentes situações de comunicação com as quais se depara. Portanto, conhecer o gênero crônica significa, ser competente (no sentido de dominar um gênero), o que acarretará numa proficiência nos atos da linguagem e das práticas sociais do indivíduo.

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