O GÊNERO CRÔNICA EM CONTRAPONTO AOS PCNs
Os PCNs de Língua Portuguesa é um documento que, tem por objetivo parametrizar o ensino em território nacional. Assim, a postulação básica do documento é o ensino centrado no texto, quer em termos de leitura, ou em termos de produção.
O estudo de gêneros textuais segundo os PCNs (apud KOCK) (online) afirmam que:
Todo texto se organiza dentro de um determinado gênero (...). Os vários gêneros existentes, por sua vez, constituem formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura, que são caracterizados por três elementos: conteúdo temático, estilo e construção composicional. Podemos ainda afirmar que a noção de gêneros refere-se a “famílias” de textos que compartilham algumas características comuns, embora heterogêneas, como visão geral da ação à qual o texto se articula, tipo de suporte comunicativo, extensão, grau de literariedade, por exemplo, extinto em números quase ilimitado os gêneros são determinados historicamente. As intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, geram usos sociais que determinam os gêneros, os quais dão forma aos textos(...)
Logo, é em Bakthin (apud KOCK) (online), que os PCNs ancoram a concepção dos gêneros textuais, e o autor os define como “tipos relativamente estáveis de enunciados, que possibilitam a comunicação humana”. Entretanto, percebe-se que a concepção de Bakthin não é estática, e é vista como um produto social, onde os gêneros estão sujeitos a mudança, decorrentes de transformações sociais, de novos procedimentos de organização e acabamento da arquitetura verbal e das modificações do lugar atribuído ao ouvinte.
De acordo com a LDB na seção IV, na disposição sobre o Ensino Médio, dá-se ênfase ao aprofundamento dos conhecimentos, e ao aprimoramento dos mesmos para o continuar aprendendo; aprimoramento como pessoas humana; a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual do pensamento crítico com flexibilidade, no qual o caráter de Língua Portuguesa deve ser basicamente comunicativo. Sendo assim, o processo de ensino-aprendizagem de LP, no Ensino Médio, deve pressupor a utilização dos gêneros textuais, no que se refere ao analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos/contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção/ recepção por meio da qual se faz presente e perceptível a produtividade e a colaboração na formação significativa do indivíduo crítico. (MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA; PCNEM, 1999)
Contudo, pode-se dizer que o uso do gênero crônica objeto de análise deste trabalho apresentado no livro didático de (CERJEA; MAGALHÃES, 2003), está de acordo com o ensino de língua portuguesa na perspectiva dos gêneros textuais, que é proposto pelo PCNEM. Pois, o livro mostra ao o aluno o gênero crônica contextualizado, a partir de um texto de Fernando Sabino, seguido da interpretação, de um panorama histórico juntamente com as características da crônica e por fim a produção textual. Logo, a partir destas atividades os autores tentam se aproximar da realidade do aluno em suas necessidades de utilização da linguagem. Desenvolvendo nos mesmos a habilidade de ler e produzir textos, e a competência de reconhecer os gêneros textuais.
Afinal, o objetivo maior do ensino de língua materna, segundo os PCNs, é dotar o aluno da capacidade de ler, observar, pensar e de expor suas reflexões através de uma produção textual crítica, pautada, prioritariamente de acordo com as necessidades sociais, na variedade culta da língua.
sábado, 26 de janeiro de 2008
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