sábado, 26 de janeiro de 2008

DESCRIÇÃO DE COMO O GÊNERO É APRESENTADO AOS ALUNOS


O gênero crônica no livro Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2003, p.283-284), é apresentado aos alunos a partir de uma crônica de Fernando Sabino intitulada “A última Crônica”. Este texto narra uma situação ocorrida no cotidiano, Fernando estava voltando para casa e entra num botequim para tomar um café, pois este está adiando o momento de escrever falta-lhe inspiração. Então o autor vê ao fundo do botequim um casal com sua filha que acabam de sentar-se, numa das últimas mesas. O pai após contar o dinheiro discretamente escolhe um pedaço de bolo, os três parecem estar em uma espécie de ritual. A mãe coloca três velas no bolo e eles cantam parabéns para a menina. Ninguém mais observava o casal somente o autor, o pai percebe que está sendo observado fica constrangido mas logo sorri. Assim, Fernando Sabino queria a sua última crônica, pura como aquele sorriso.
Após, o texto tem-se a interpretação que é apresentada a partir de quatro questões: duas perguntas objetivas, uma subjetiva e outra alternativa. Através destas questões os alunos começam a perceber as características necessárias para escrever uma crônica.
Depois, os autores (CEREJA; MAGALHÃES, 2003, p.285) fazem um panorama histórico do referido gênero explicitando como ele se apresenta, é um texto curto redigido numa linguagem descompromissada, coloquial, simples muito próxima do leitor. A crônica ainda apresenta poucas personagens e se inicia quando os fatos principais da narrativa estão por acontecer, o espaço e o tempo da crônica são limitados. O gênero admite narrador em 1ª ou 3ª pessoas, isto é, um narrador pode participar dos fatos e refletir sobre eles como personagem ou ser observador daquilo que narra ou comenta. Também é apresentado outro exemplo de crônica a carta de Pero Vaz de Caminha: A Primeira Crônica Brasileira, a qual complementa e exemplifica o panorama histórico que foi feito anteriormente.
(CEREJA; MAGALHÃES, 2003, p.286), nesta página o autor coloca em um quadro as características da crônica em tópicos. Logo após, é apresentado sugestões de atividades para a produção de uma crônica, com três propostas passando para a prática, na primeira proposta os autores sugerem que o aluno crie uma situação corriqueira semelhante a narrada por Fernando Sabino e que tenha sido presenciada ou vivida pelo aluno. Na segunda o aluno deverá tomar por base um fato atual amplamente divulgado pela imprensa escrita ou falada. E a terceira baseia-se numa fotografia de rachas. Dentro dessas propostas o aluno deverá apresentar o fato ou a situação escolhida procurando ir além do circunstancial, narrando com sensibilidade, ou com humor.

Nenhum comentário: