sábado, 26 de janeiro de 2008

O LIVRO DIDÁTICO EM FOCO

O livro didático surgiu como um complemento aos livros clássicos. Assim, o livro didático é de uso restrito ao ambiente escolar, e reproduzia valores da sociedade, divulgando as ciências e a filosofia e reforçando a aprendizagem centrada na memorização. Porém, hoje o material didático tem uma função precípua, transferir os conhecimentos orais à linguagem escrita, e ainda tornou-se um instrumento pedagógico nas mãos do professor.
Nas últimas décadas o livro didático tem sido um objeto de análise para muitos pesquisadores. Após ter sido considerado por bibliográficos, educadores e intelectuais de vários setores, o livro didático passa a ser analisado sob várias perspectivas, ressaltando-se os aspectos educativos e seu papel na configuração da escola contemporânea. Segundo Bittencourt (online), “o livro didático é um objeto cultural contraditório que gera intensas polêmicas e críticas de muitos setores, mas tem sido sempre considerado como um instrumento fundamental no processo de escolarização”. Todavia, cabe ao professor a tarefa de se sensibilizar, e aguçar o seu senso crítico e analítico obtendo uma postura de questionamento com relação ao uso do livro didático em sala de aula.

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