INTRODUÇÃO
O ensino-aprendizagem de língua portuguesa com gêneros discursivos mostra-se, como uma ferramenta fundamental para uma construção significativa de conhecimentos inerentes à linguagem em suas manifestações de interação verbal entre os indivíduos. Assim, o gênero discursivo é entendido como as inúmeras realizações empíricas de texto como a crônica, carta, resumo, monografia... Segundo Bakthin (2003), gênero discursivo é uma forma de enunciado com uma função na sociedade, e são estáveis porque dependem da necessidade humana no contexto atual. Dessa forma, pressupõe-se que a comunicação verbal se dá por meio de algum gênero, posição essa defendida por Bakthin(1999) e Bronckart (1999) (apud DE SOUZA) (online), e adotada por boa parte dos que abordam a língua levando em consideração os seus aspectos discursivos e enunciativos. Essa visão corresponde a uma noção de língua como interação, ação social, capaz de levar o seu usuário a transformar o mundo em que vive.
Com a publicação dos PCNs de LP do Ensino Fundamental (Brasil, 1998), dos PCNEM (Brasil, 1999) e dos PCN+ (Brasil, 2002), estes documentos passaram a adotar o texto como unidade de ensino e os gêneros como objeto mediador do processo de ensino-aprendizagem. Todavia, essas publicações apresentam alguns “problemas”, principalmente os destinados ao Ensino Médio, segundo Moita Lopes (apud NASCIMENTO;DE BARROS) (online), com certeza, eles motivaram muitas reflexões e, conseqüentemente, incentivaram novos estudos na área do ensino de línguas, principalmente no que diz respeito ao “como” levar esses “novos” objetos de ensino para sala de aula.
Assim, o objetivo deste trabalho é analisar em que medida a proposta pedagógica apresentada no livro didático Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2003), se aproxima dos estudos de gêneros discursivos apresentados pelos PCNs do Ensino Médio.
Quanto à metodologia utilizada é a de uma pesquisa bibliográfica, que partirá de um breve conceito sobre gêneros discursivos e crônica. Após far-se-á uma análise do capítulo 27 do livro de (CEREJA; MAGALHÃES, 2003), cujo objeto de trabalho é o gênero “crônica”. Logo, será feito uma descrição de como este gênero é apresentado aos alunos e, assim interpretar em que medida o uso da crônica é apresentado no livro em contraponto ao estabelecido pelos PCNs. Também comentar-se-á sobre a proposta dos autores com relação ao gênero “crônica” no manual do professor.
A elaboração deste relatório justifica-se, então pela necessidade de se obter parâmetros que direcionem o uso do gênero crônica no livro didático para o ensino de língua portuguesa em sala de aula.
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Um comentário:
Oi, Gurias!
Sugiro que vocês retomem a introdução e tentem observar problemas relacionados com a organização das idéias e com pontuação. Atenham-se também nas citações, de onde vem a idéia de gênero como ferramenta de ensino da linguagem?
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